Sobre

Sou o José Manoel Alvarez, ou simplesmente JM Alvarez, nasci na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro, em 14 de janeiro de 1957. Capricorniano, botafoguense e torcedor da Beija Flor, com muito orgulho. 
Casado e pai de três filhos já adultos. Formado em Administração de Empresas, trabalhei por 38 anos na área de vendas de uma multinacional fabricante de produtos de higiene. Em 2013, ao me aposentar, decidi não voltar mais a trabalhar formalmente, e passei a me dedicar a minhas grandes paixões, pela ordem, ler, escrever, desenhar e colecionar histórias em quadrinhos antigas. 
Dos quatro aos oito anos vivi na Espanha com meus avós maternos, numa pequena aldeia rural próxima a cidade de Santiago de Compostela, que ficou famosa pelo Caminho de Santiago, divulgado por Paulo Coelho em seu livro Diário de Um Mago. 
Meus pais eram espanhóis e vieram para o Brasil na segunda metade da década de 1950 tentar a vida aqui, já que lá na Espanha as coisas estavam difíceis, pois vinham de uma sangrenta guerra civil. Em 1961 minha avó quebrou uma perna e escreveu para minha mãe pedindo que ela voltasse, pois queria a filha a seu lado enquanto se recuperava. 
Minha mãe me levou com ela e esta foi a vez que andei de navio, treze dias de viagem até chegar lá. Ela ficou lá por dois anos e retornou ao Brasil, mas eu ainda fiquei na Espanha por mais dois anos, retornando depois ao Brasil já com nove anos. 
Voltei ao Brasil falando apenas espanhol, o que dificultou um pouco minha adaptação à escola brasileira. 
De minha professora, Luzinete, neste primeiro ano falando “portunhol”, ganhei meu primeiro livro de histórias, O Esquilo Voador, que devorei em poucos minutos. Este foi o livro que despertou meu interesse pela leitura, o que me transmitiu o vírus do qual nunca mais me curei. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário